sábado, 21 de abril de 2012

O urso à espreita no frigorífico

Quase quatro meses de petiscos e ainda me faltava contar uma receita vegetariana!
Sem fundamentalismos, gosto imenso deste tipo de cozinha, pois é mais leve e proporciona a experiência de novos e diversificados sabores.
Foi há já alguns anos atrás que experimentei comida vegetariana pela primeira vez, no verão de 94; éramos um grupo de jovens de diversos países, à descoberta da Alemanha. Alguns eram já seguidos deste regime alimentar; eu provei, e fiquei fã!
Esta é das minhas receitas favoritas. Experimentei-a num restaurante e "intuí" o que está por trás... Modéstia à parte, sai sempre bem!
Comecemos por lavar bem as casinhas dos Smurfs... Digo, os cogumelos! Devemos escolhê-los bem brancos e rijos, como sinal de frescura.
Entretanto, travamos uma dura batalha com uma cebola, na tentativa de a picarmos sem chorar... Para mim é sempre uma batalha perdida! Já resignada, pico então um dente de alho.
Num maravilhoso azeite dourado, alouro a já inofensiva cebola e o alho.
Juntos os cogumelos cortados em gomos, tempero com sal, pimenta preta, orégãos e noz moscada, e reduzo o lume, para estufar lentamente.
O ar cheira a bosque bravo! Recordo uma história de uma dessas amigas vegetarianas do saudoso verão de 94, que foi viver para um bungalow perdido algures no Canadá:
Certa vez - contou ela - foi encontrar um urso a espreitar o interior do frigorífico que tinha à entrada de casa!
Olho furtivamente para trás, mas o meu frigorífico está solitariamente fechado a um canto da cozinha, indiferente às minhas memórias...
Enquanto recordava, fui cortando tofu em cubos. Junto-o ao estufado dos cogumelos e deixo repousar um pouco.
Para dar alguma consistência ao molho, polvilho o estufado com uma colher de farinha e mexo; junto um pouco de leite e deixo apurar.
Acompanho com boas memórias e um perfumado arroz Basmati.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com