sábado, 21 de julho de 2012

O segredo está…

Esta é uma receita com a qual me delicio desde a infância. É, sem dúvida, uma das que me fazia desejar “ser grande” e aprender a cozinhar; “assim poderia confecioná-la sempre que quisesse”, pensava eu na altura!
E o desejo tornou-se realidade: cresci, aprendi a mover-me na cozinha, e esta é uma receita que faço amiúde: bola de carne.
Aqueles que a têm provado também a apreciam, de tal modo que, por várias vezes, é a minha contribuição para levar a festas. Foi o caso de hoje.
Cheia de boa vontade, fui para a cozinha, não propriamente para “meter a mão na massa”, pois esta receita resulta numa massa bastante líquida, mas para preparar a bola.
Comecei por amornar um pouco de leite e dissolver nele fermento de padeiro. Pesei a margarina e derreti-a, sem aquecê-la. Os ovos também já estavam prontos para “entrar em campo”; fui pesar a farinha.
A balança, que acabara de pesar tão bem a margarina, deixou de funcionar, sem mais nem menos, atribuindo um peso excessivo aos objetos!
Como cozinheira moderna que sou, recorri à internet para tentar encontrar uma tabela de equivalências de pesos e medidas. De fato, o acesso à informação é algo precioso: ela é tanta, que cada uma dizia um valor diferente!
Furibunda e já atrasada para os demais compromissos, acabei por deitar a farinha “a olho”.
Juntei os ingredientes todos e temperei com sal. Ao misturar e mexer tudo, a consistência pareceu-me a habitual, pelo que fiquei um pouco mais tranquila.
Deixei levedar, tapando a taça com uma toalha, enquanto forrava um tabuleiro com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha.
Ainda bastante temerosa, pois verifiquei então que a massa crescera menos que o habitual e pareceu-me mais líquida, deitei metade no tabuleiro e recheei generosamente com fiambre, chourição e mortadela com azeitonas. Verti o resto da massa por cima e cobri o tabuleiro com a toalha para que levedasse novamente, cerca de três quartos de hora.
Coloquei por fim o tabuleiro no forno. A hora da verdade aproximava-se: como ficaria a minha bola? Poderia apresenta-la com orgulho à minha querida anfitriã?
A bola costuma demorar cerca de 25 minutos a assar, a 200º. Passado esse tempo, fui espreita-la. Ainda não estava pronta! Levantei cuidadosamente a massa, de um dos lados, e estava crua no centro. Veredito: falta de farinha!
Pacientemente, embora quase resignada a que não poderia levar a minha contribuição para a festa, fui jogando com o forno e a posição da bola: calor só por baixo, virar a bola para outro tabuleiro, cobri-la para não queimar por fora, ligar a ventoinha do forno, …
Finalmente ficou cozinhada por todo. O aspeto era bom, como de costume, ainda que estivesse mais baixa que o habitual. Continuei a temer pelo seu sabor...
Decidi levá-la para a festa, apresentá-la, e pedir para prova-la antes de a colocarem na mesa; se não estivesse boa, iria para o lixo!
O resultado desta saga…: bem boa ficou a minha atribulada bola! A minha dúvida agora é: serei capaz de repetir a façanha?

2 comentários:

  1. Não vai ser nada fácil repetires essa aventura!
    Eu fiquei curioso com a tua bola, para a próxima festa pesa e mede tudo, e depois partilha uma receita que se possa "replicar". Leva fermento de padeiro já me agradou.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lenita!
      Aqui vai a versão menos poética (mas mais útil e pragmática, reconheço!) da receita.
      Fico à espera que a experimentes! É bastante simples e sai sempre bem... mesmo com farinha a menos ;)
      Bjs!

      Ingredientes:
      250 gr farinha de trigo
      3 ovos
      60 gr de margarina derretida mas não quente
      Sal qb
      50 gr de fermento de padeiro
      1,5 dl de leite morno
      Carnes frias a gosto
      Margarina e farinha para untar o tabuleiro

      Num copo, desfaça o fermento com o leite morno.
      Deite numa malga a farinha, os ovos, a margarina e uma pitada de sal. Junte o fermento que já foi desfeito com leite e misture tudo muito bem, batendo um pouco pra obter uma massa mole (5/10 min é suficiente).
      Deixe levedar um pouco e, entretanto, forre um tabuleiro com papel vegetal , unte-o com margarina e polvilhe-o com farinha.
      Verta metade da massa no tabuleiro e, e sobre esta espalhe uma camada de carnes frias a gosto; cubra com o resto da massa. Alise e deixe levedar até crescer o dobro ou o triplo (cerca de 45 min) e leve por fim a cozer em forno moderado (200º).

      Eliminar

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com