sábado, 25 de agosto de 2012

“FIsh ‘n’ chips”

Talvez este “petisco” nem chegue a ser uma receita… será mais uma memória, um sabor guardado, uma paixão revisitada.
Neste verão, falou-se especialmente de Londres, devido aos Jogos Olímpicos.
Ao longo da minha vida, Londres começou por ser um sonho, depois uma realidade, e sempre uma paixão crescente. Porquê? Ora… As paixões não se explicam! Sentem-se, pura e simplesmente, provam-se e guardam-se na memória.
Um dos sabores tradicionais de Londres é o mítico “fish ‘n’ chips”, nada mais nada menos que filetes de peixe frito, envolto num polme, acompanhado por palitos de batatas fritas.
Recriando a receita, começo por temperar filetes de pescada com sal, pimenta e limão. Quanto maior a antecedência, mais os sabores do tempero se entranharão nos filetes…
Descasco as batatas, de preferência das de lavrador, ainda com cheiro a terra, ao invés das sensaboronas dos supermercados.
Preparo um polme com ovo batido, um pouco de cerveja branca, farinha e pão ralado (vamos lá a ver como sai!).
Começo então a realizar uma das tarefas da cozinha que menos aprecio: fritar! Numa frigideira, as batatas já cortadas aos palitos com a ajuda de um instrumento de cozinha engraçado que a minha avó me ofereceu há muitos anos; noutra, o peixe, envolto no polme.
Já me cheira a Londres! Por isso, faço um esforço para não me distrair, e vou escorrendo os fritos em papel de cozinha, sem esquecer de temperar as batatas, já fritas, com sal fino.
- Dinner is served! (1)

(1) “ - O jantar está servido!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com