sábado, 8 de setembro de 2012

Melão & Milão!

A cozinha italiana é magnífica! As pastas, o azeite, o tomate, as ervas aromáticas, tudo magistralmente combinado; para degustar em boa companhia, e acompanhado por um bom vinho tinto, numa esplanada, em simpáticas mesas com toalhas aos quadrados, ao som de La Traviata...
Um quadro delicioso!
Milão é uma das cidades a visitar: il Duomo, as galerias Victor Emanuel, … Fica na agenda! Até lá, viajo por um dos seus sabores: os bifes à milanesa, cá entre nós mais conhecidos por “panados”!
As voltas que eu dei para trazer uma simples receita de panados! Mas sabem, é um dos pratos favoritos cá de casa, e que associo a uma ementa “familiar”, com cheiro a recordações.
Gosto de temperar os bifes com a máxima antecedência, com pimentas, louro, ou tomilho ou outra erva aromática, bastante alho picado, vinho branco ou limão. Se os bifes forem de carne de vaca, só coloco o sal imediatamente antes de cozinhá-la, caso contrário, acompanha os demais temperos.
Antes da (maçadora, convenhamos!) tarefa de panar os bifes, seco-os. Deixo sempre ficar o alho, truque da mãe de um ex-ministro que este partilhou uma vez num programa de televisão – e ainda dizem que os políticos não dizem nada de jeito! Olhem que fica bem bom!
Passo os bifes por ovo batido e bastante pão ralado. Frito-os em óleo bem quente, até ficarem tostadinhos e crocantes.
Acompanhá-los com arroz de feijão vermelho oferece uma refeição perfeita, mas também são deliciosos numa simples sande, ou com batatas fritas ou pasta!
- E o melão?
- O melão fica para a sobremesa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com