sábado, 15 de setembro de 2012

Prego?

A discórdia faz parte da natureza humana. Será talvez um resquício refinado das lutas ancestrais pela sobrevivência; cultiva-se um “ódio de estimação” para afirmar a supremacia face ao outro. E só os mais fortes sobrevivem!
Por terras lusitanas, é consabida a rivalidade entre a cidade invicta e a das sete colinas, é dizer: entre o Porto e Lisboa. Duas cidades belíssimas, abençoadas pela água de rios e do oceano, com um património cultural e arquitetónico maravilhosos e uma gastronomia fantástica!
São porém muito, muito diferentes, sendo que da diversidade é que advém a riqueza das coisas. Começam as diferenças nos regionalismos linguísticos:
Se apetecesse ao leitor um prego, em Lisboa? Ou tinha que fazê-lo, ou tinha que pedir… um bitoque! Para que não corra riscos, deixo-lhe a minha receita:
Compre um bife bem, bem tenro, e tempere-o com alho, pimenta e vinho branco (o sal só entra no momento em que a carne estiver a ser cozinhada!). Para tornar o prato um pouco menos calórico, em vez de seguir a tradição e fritar o bife, prefiro grelhá-lo.
Ao mesmo tempo, vou transformando batatas em palitos amarelinhos e crocantes, que tempero com sal depois de fritos!
Num esforço de sincronização, estrelo ovos noutra frigideira, com bastante óleo.
Coloco o bife num prato com o ovo estrelado em cima, rodeado pelas batatas fritas e, porque os olhos também comem, enfeito o petisco com uma fatia de fiambre e outra de queijo, enroladas, e azeitonas pretas.
A sobremesa terá que ser bem leve! Fruta, de preferência. E para terminar?
- Um cimbalino ou uma bica?

2 comentários:

  1. Já com saudades da luz de Lisboa...

    E discordo, a sobremesa tem mesmo de ser pasteis de Belém!!!

    Beijinhos, L

    ResponderEliminar
  2. :) Dá saudades mesmo, L!
    Vou aceitar a sugestão e acrescentar essa delícia bem lisboeta aos meus petiscos ;)

    ResponderEliminar

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com