sábado, 10 de novembro de 2012

Quentes e boas

Chove lá fora. O vento sopra, arrastando as folhas douradas; o termómetro já se retraiu bastante, e do verão restam apenas as memórias.
Vejo as gotas coladas à vidraça e agradeço por estar do lado de dentro! Ainda assim, um arrepio de frio insiste em percorrer o meu corpo. Preciso de algo calórico que me aqueça dos pés até à alma!
Nesta época do ano, recordo sempre o conto “ A Floresta”, da magnífica Sophia de Mello Breyner, pois, tal como a sua protagonista, também me chamo Isabel.
Dado que a vida real é sempre bem mais prosaica que a literatura, ao invés de me embrenhar na floresta para apanhar os ouriços, dirijo-me à cozinha e retiro um punhado de castanhas da cesta da fruta. Já sem picos, é claro, e compradas no supermercado, como só poderia ser na vida de uma personagem urbana!
Dou-lhes um golpe no seu corpo robusto, e deito-as num tabuleiro, sobre uma cama glamorosa de papel de alumínio. Espalho sal grosso por cima, generosamente, e rego com um fio de ouro líquido (vulgo azeite). Levo-as ao forno, assim que este esteja  bem quente.
Entretanto, ponho um CD de música clássica na aparelhagem de som e elejo um bom livro. Pego num cálice e na garrafa de jeropiga, e agarro a manta mais quente e macia da casa. Ainda com tudo na mão, espreito o forno e, observando as castanhas, penso deleitada:
- Como vamos ficar quentes… e boas…

4 comentários:

  1. Muito bem! Quentinhas e tão bem temperadas as tuas castanhas, com azeite!
    Gosto muito de te "ler"!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. O azeite é o meu ingrediente preferido na cozinha :)
    Obrigada pelas tuas simpáticas palavras, Lenita! Também gosto muito de acompanhar as tuas deliciosas receitas e as fotos apelativas que partilhas! Dão cá uma vontade de provar...
    Bjs*

    ResponderEliminar

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com