sábado, 1 de dezembro de 2012

Etimologia gastronómica

Como metódica cientista culinária que sou, antes de pesquisar, devo colocar uma hipótese: será que a palavra “diospiro” deriva de suspiro (“spiro”) de Deus (“dio”)?
O outono sempre foi uma estação que me atraiu, e é-o cada vez mais. Há algo de nostalgicamente belo na libertação das folhas maduras das árvores, no anúncio da chegada do frio, na antevisão do natal, … E há ainda os frutos típicos da época, cujas cores acompanham os tons de que se veste o chão: o castanho das castanhas e os vermelhos dos diospiros e das romãs.
O diospiro é um fruto sublime, que me fascina!
Pego num bem vermelho, arredondado, com o corpo ainda firme mas prestes a ceder a um movimento menos cuidadoso. Aprecio o toque da sua pele, lisa, uniforme e brilhante, enquanto o passo por água.
Retiro-lhe o pé verde-escuro, já um pouco seco, porque o fruto está no ponto de ser degustado.
Retiro uma parte da pele com suavidade, para que aquela doçura não se desfaça sob os meus dedos, e mergulho os lábios na polpa doce, como quem dá um beijo guloso.
Hum…
Neste momento, já nem me lembro do meu trabalho de cientista, pois as sensações táteis, olfativas e gustativas tomaram conta de mim; as sensações sobrepostas ao racional, num regresso às origens, num simples fruir de uma delícia generosamente oferecida pela natureza…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com