terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O presente

Sempre adorei o Natal! A magia da festa, os cheiros, a ansiedade pelos presentes, os pequenos jogos em família, o aconchego do lar… Tenho ótimas recordações dos natais da infância!
De há uns anos para cá, porém, o Natal é também saudade e nostalgia; por isso, transformou-se num misto de alegria e tristeza.
Creio que é mesmo assim! O tempo passa, crescemos, sofremos, aprendemos, e parte da magia jamais voltará. O desafio é, pois manter viva a criança livre, ingénua e feliz, ávida pela noite de Natal, que guardamos na memória.
O Natal do passado, aos poucos, vai sendo complementado e substituído por novas pessoas, novas tradições, novos momentos.
De há uns anos para cá, sou a anfitriã no Natal. Os doces são gentilmente confecionados pelos demais comensais, pois esse não é o meu forte na cozinha. Eu trato do bacalhau e do peru!
Na noite de Natal, o bacalhau chega à mesa com todos: as batatas cozidas com casca, a cenoura, as pencas robustas, os grelos viçosos, os ovos e os nabos. E o azeite é presença obrigatória, para enriquecer e colorir o prato com o seu dourado festivo.
Para o dia de Natal, recheei já pernas de peru desossadas, com farinheira. Atei em rolo, e temperei com uma pasta de azeite, alhos, sal, tomilho, colorau e pimenta preta, que preparei no meu almofariz novo!
Vou assá-las em forno lento, regando-as com vinho branco, e serão bem acompanhadas por batatinhas também assadas, temperadas singelamente com sal e colorau, e uma salada colorida, para alegrar a mesa.
Adoro os cheiros a canela e frutos secos! Adoro ver as travessas cheias de doces tradicionais, o queijo beirão a derreter na tábua de queijos, as garrafas de vinho e espumante nacionais a passar de mão em mão… Esta é a festa por excelência dos petiscos!
E hoje, em especial, a festa tem outro sabor: o meu presente de Natal é a concretização do meu objetivo do ano de publicar uma mensagem por dia neste blogue!
O blogue termina aqui. Obrigada a todos que o seguiram e que partilharam as suas sensações comigo e com os demais leitores.
Outros projetos estão já a caminho… o novo ano também. Porque o mundo gira, em contínuo!
Devorem a vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com